5 dicas milagrosas testadas e aprovadas por mim mesma para acabar com a cólica menstrual

E aí Tai, como tu faz pra acabar com a cólica menstrual?

Não existe coisa pior do que ter a sensação de estar com um filhote de dinossauro te comendo por dentro. É essa a sensação que eu tenho quando a maldita da cólica me acha. É terrível, e eu  nunca vi até hoje uma mulher se quer não reclamar da tal. Elas são mais frequentes no período menstrual, então TPM + cólica = Coragem de quem nos atura.  Nos obrigamos a apelar para remédios que dizem ser infalíveis, chás mirabolantes, nos encolhemos até parecer uma bola de basquete sob cobertores e parece que nada passa.

Pra entender melhor, a cólica menstrual (conhecida em termos médicos por disminorréia), é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado. Entenderam? Então pra dar um help pra vocês,  vou mandar umas dicas de sofredora (por que as vezes eu acho que reuni a cólica do mundo inteiro e coloquei em mim), que pelo menos comigo funcionam.

  1. Medicamentos

Os mais conhecidos e usados são os remédios básicos usados quando temos dor, os mais populares são Paracetamol, Tylenol, Ibuprofeno e tudo mais. Eles até ajudam, mas não são os mais recomendados. Os  mais eficazes para combater essa belezura de cólica menstrual são os anti-inflamatórios e os antiespasmódicos, devido a cólica ser contrações no útero.

Dica da Tai: Por experiência própria, indico sempre a procurar um médico e verificar se você não tem alergia a nenhum tipo de composto que possa haver nesse tipo de medicamento. Caso você já tenha feito isso, eu indico os remédios que eu uso e me ajudam, que são eles o Buscofem ( sim o da propaganda, é muito bom), e o Postan, que é para ser tomado a cada 12 horas, caso a cólica não passe de primeira. Ele é tão bom, que eu nunca precisei chegar no segundo, e olha que as minhas cólicas são fogo.

2. Chás milagrosos

As vezes, há quem opte por métodos naturais e um deles são os chás, mas eles não somem com a cólica, apenas são uma amenizada na dor. O chá de canela age como analgésico, amenizando a cólica e os mais clássicos como o de hortelã, camomila, erva-cidreira, por possuírem propriedades calmantes e dão uma relaxada no corpo, relaxando também a musculatura do útero, acalmando a cólica. Os chás são muito procurados no inverno, por que pra aliviar a cólica eles tem que ser ingeridos quentinhos. E ninguém merece tomar chá quente num calorão de 40ºC.

Dica da Tai: Essa dica funciona para o inverno, onde o clima tende a ser mais frio e a cólica ser mais forte. Antes de deitar, tome um banho quentinho, faça um chá de hortelã e adoce com mel e tome já debaixo das cobertas. Tenho certeza que a cólica durante a noite vai passar longe de você.

3. Bolsa de água quente

Essa, por incrível que pareça, é a menos procurada e uma das mais eficazes. Muitas mulheres e meninas acham antiquado ou coisas-que-a-minha-vó-fazia, mas poucas sabem que a bolsa de água quente é de grande ajuda. Assim como quase tudo que a nossas avós falam. O calor da bolsa diminui as contrações que causam as cólicas, assim a dor passa, mesmo que momentaneamente.

Dica da Tai: O modo mais prático de utilizar a bolsa de água quente é, depois de colocar a água bem morninha (não coloca água fervendo guria, se não a dor vai ser outra), enrole numa toalha bem grossinha e coloque na região, se encoste em algum lugar, tipo, cama, sofá, cadeira do computador, etc, e pegue alguma distração, vá ler um livro, ver uns episódios da sua série favorita, qualquer coisa que seja, mas desocupe a cabeça, que quando você se der conta, a cólica vai ter sumido. Se quiser acrescentar um chá junto, o efeito pode ser mais rápido.

  4. Exercícios Físicos 

Tá bom, eu sei que a pior coisa que nós queremos fazer quando estamos com cólica é levantar da cama pra se exercitar ou fazer qualquer outro tipo de coisa, que não seja ficar deitada ou encolhida, afinal, qualquer movimento tende a ser uma tortura medieval. Mas, certos tipos de exercícios são realmente muito bons, e não exigem o tanto de esforço que aparentam. Vou mostrar pra vocês os mais básicos e os que mais diminuem a dor.

Esse é o mais simples. Você deita de costas, encolhe as pernas em direção ao peito e gira de um lado para o outro, e vez em outra estique as pernas pra não dar câimbra.

Esse é prático também. Você deita, com as pernas dobradas e pés no mesmo nível que os braços e vá levantando o quadril até o corpo parecer uma rampa.

Esse é praticamente a mesma coisa que o exercício acima. Porém, de joelhos.

Esse é mais prático ainda. Só ficar em pé, colocar as mãos nos ombros, assim como mostra a imagem, deixar os pés bem fixos no chão e girar o tórax de um lado para o outro.

Dica da Tai: Faça uma repetição de 10 a 15 vezes cada movimento. Tiro e queda!

  5. Massagens 

São tranquilas e você mesma pode fazer, pedir pra mãe ou pro namorado. A massagem no abdome e nos pés, ativa a circulação sanguínea e relaxa os músculos. E assim seguido, ameniza a dor.

Dica da Tai:  Passe umas gotinhas de óleo para massagem ou creme hidratante e esfregue nas próprias mãos até esquentar bem e vá massageando a barriga, fazendo movimentos circulares e depois de cima pra baixo, vindo da região das costelas para  os países baixos. Quanto mais quentinho ficar sua barriga, mais rapidinho a cólica vai passar.

Obrigadinho por chegar até aqui. Nos  falamos na próxima. ♥

Um comentário sobre “5 dicas milagrosas testadas e aprovadas por mim mesma para acabar com a cólica menstrual

Deixe um comentário